fbpx

Quem sou eu?

Eu nasci em Brasília, em 1977. Aos oito anos de idade (1986), minha família se mudou para o interior do município de Unaí, no noroeste do estado de Minas Gerais, região produtora de feijão, soja, milho e algodão. Foi uma oportunidade incrível, poder crescer no meio rural. Em 1996 retornamos para Brasília e eu iniciei meus estudos no curso de Engenharia Florestal na Universidade de Brasília.

Me formei e em seguida cursei o Mestrado em Ciências Florestais no mesmo departamento, estudando as exportações brasileiras do setor. Em 2005 prestei concurso público para a Universidade Federal do Acre, e tomei posse no dia do meu aniversário 11/11/2005, um grande presente! Na época a Universidade estava implantando alguns cursos novos no Campus da cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do estado, e eu era um dos professores que teria a missão de iniciar o curso de Engenharia Florestal.

Em 2013, após concluir o Doutorado, período no qual se fica muito focado em seu objeto de estudo, minha atenção se voltou para a necessidade de Inovação Tecnológica na Universidade e foi assim que iniciei meus estudos com drones, que naquela época já começavam a aparecer nas mídias mais populares como uma tecnologia inovadora e de futuro promissor em diversas áreas.

No ano seguinte, 2014, sem condição de conseguir financiamento para a aquisição dos equipamentos disponíveis no mercado, devido ao seu alto custo, iniciamos os trabalhos na Universidade visando o desenvolvimento de protótipos de baixo custo que atendessem às necessidades dos trabalhos de pesquisa.

Ao custo de muito estudo, testes e protótipos, conseguimos nossos primeiros resultados positivos em 2016, tendo fabricado e testado com sucesso um drone de asa fixa, também chamados de VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), que realizou dois voos de mapeamento sobre o Campus da universidade. No Ano seguinte, adquirimos um Phantom 4 Pro, da fabricante chinesa DJI. Àquela altura, já era possível adquirir no mercado brasileiro drones confiáveis e de qualidade profissional por um preço 10 vezes menor que em 2014.

Desde então temos dedicado nosso estudo às novas aplicações de drones que surgem todos os dias e às possibilidades de negócios decorrentes destas aplicações, principalmente nas áreas de: agronegócio, topografia, florestas, engenharias e meio ambiente. Enquanto docente, sou responsável aqui no campus pelas disciplinas de Administração e Economia Rural no curso de Engenharia Agronômica e pelas disciplinas de Economia e Comercialização Florestal e Planejamento e Administração Florestal, para o curso de Engenharia Florestal.

 

Não deixe de entrar em contato comigo nas redes sociais e de se inscrever em meu canal no YouTube, onde posto vídeos sobre o uso de drones para profissionais.

Um grande abraço!

@ProfRafaelCalderon