fbpx

O mercado profissional de DRONES tem futuro no Brasil?

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - O mercado profissional de DRONES tem futuro no Brasil?
Número de drones registrados na ANAC para uso profissional e recreativo entre junho de 2017 e janeiro de 2019. Dados trabalhados pelo autor: Prof. Rafael Calderon. Fonte: ANAC.

 

Desde o dia 02 de maio de 2017, quando a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) publicou a regulamentação para o uso de drones no Brasil, estabelecendo ser necessário que o proprietário registre seu drone no SISANT (Sistema de Aeronaves Não Tripuladas) da ANAC, o número de drones registrados têm crescido de forma impressionante, como pode ser visto no gráfico.

Menos de dois anos após a regulamentação, quase 22 mil drones para uso profissional/comercial já foram cadastrados na ANAC. Os drones cadastrados para hobby já superam as 40 mil unidades. Boa parte dos drones, os menores, nem entram nesta conta, pois o registro só é necessário para drones com peso acima de 250 gramas.

Ao todo, foram cadastrados até janeiro de 2019, 62.048 drones, sendo destes, 21.945 drones para uso profissional e 40.103 drones de uso recreativo. Ou seja, aproximadamente 35,4% dos drones registrados foram registrados para uso profissional.

No que se referente ao número de proprietários destes drones, até janeiro de 2019 eram 47.955 pessoas físicas e 2.290 pessoas jurídicas (empresas), registradas na ANAC. Na prática isso significa quase 50 mil pilotos de drone espalhados pelo país. 

O uso profissional de drones

Com o rápido crescimento que vem experimentando o mercado de drones em diversos setores da economia, a quantidade de drones voando por aí têm crescido rapidamente e as oportunidades profissionais no setor também.

Já faz alguns anos que os profissionais mais inovadores têm utilizado drones em suas atividades, principalmente nas áreas de foto e filmagem, topografia, agrimensura, agricultura, florestas, meio ambiente e engenharia, mas todos os dias surgem novas aplicações.

As tecnologias utilizadas nos drones tem evoluído rapidamente, e assim, os drones também têm evoluído de forma muito rápida, tanto no que diz respeito ao hardware quanto ao software. Se você gosta de drones, já deve ter notado isso.

A cada novo modelo lançado no mercado, novas funções são adicionadas e a qualidade tem aumentado. Câmeras melhores, sistema anticolisão mais avançado, maior tempo de voo, e isso em drones cada vez mais leves e portáteis.

É uma tecnologia realmente fascinante e empolgante! Não é de se estranhar que tantos profissionais, em áreas das mais diversas, têm aderido ao uso de drones em seu dia a dia.

De uma forma geral os drones permitem que tarefas técnicas sejam feitas de forma mais rápida, mais segura, econômica e com qualidade superior ao que era possível antes de que aparecessem no mercado. E esta é uma tendência que não irá retroceder. Os drones chegaram para ficar!

Do mapeamento, passando pelo acompanhamento de obras, monitoramento agrícola, inspeção em fachadas de edifícios e até no combate aos mosquitos nas áreas urbanas, os drones já se tornaram parte indispensável do nosso dia a dia, embora muitas vezes não reparemos neles voando por aí.

Independentemente do setor em que você trabalha ou esteja estudando, eu recomendo que faça suas pesquisas e descubra se os drones já estão sendo utilizados em sua área de trabalho/estudo, pois uma verdadeira revolução tecnológica está acontecendo agora mesmo. É o futuro chegando! E ele está vindo transportado e monitorado por drones!

Se você já é um piloto de drone ou se interessa pelo assunto, se inscreva aqui no Blog e me siga nas redes sociais. Vamos manter contato!

Para mais informações:

http://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/drones

Se quiser um resumo:

http://www.anac.gov.br/noticias/2017/regras-da-anac-para-uso-de-drones-entram-em-vigor/release_drones_v2.pdf

Para acessar os dados sobre registro de drones na ANAC:

http://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/drones/quantidade-de-cadastros

Espero ter te ajudado com estas informações.

Não deixe de se inscrever em meu canal no YouTube e me seguir nas redes sociais.

Para entrar em contato comigo use o instagram @ProfRafaelCalderon

Grande abraço!

Tags: | | | |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.