fbpx

Como fazer Mapeamentos com o DJI Mavic Mini

Muita gente tem me procurado com este interesse eu gravei um vídeo e coloquei lá no meu canal no Youtube

Existem duas formas de se fazer isso:

A primeira e mais antiga é pilotar o drone manualmente e bater as fotos manualmente.

Eu chamo isso de mapeamento Raiz e vou deixar aqui o link para um vídeo onde eu mostro passo a passo como fazer seu mapeamento com o Mavic Mini usando este método. No vídeo também mostro como você pode processar as fotos de forma gratuita e conseguir seus primeiros mapeamentos georreferenciados sem ter de pagar nada.

Eu quero deixar uma questão bem clara com você: em relação ao drone, a câmera ou o GPS do MINI, não tem nada que te impeça de fazer mapeamento com ele. Seu mapeamento vai sair georreferenciado, tudo certinho.

O problema, ou a questão é como você vai fazer as fotos da forma correta para o mapeamento ficar bom e ter bom rendimento.

A outra forma de fazer, que é a forma que os profissionais trabalham é utilizando um APP para controlar o drone. A gente planeja um voo de mapeamento, configura os parâmetros de voo e de tomada das fotos e manda o drone executar aquele voo.

A partir daí o drone decola sozinho, voa sozinho, faz as fotos sozinho, volta para o local de onde decolou e pousa sozinho. E se em algum momento ele perder a comunicação com o rádio controle, ele para e volta sozinho também.

Normalmente é muito seguro e tranquilo trabalhar assim.

Então usando um APP o trabalho de mapeamento com drone é muito mais fácil, padronizado e rende mais. Só que nem todo drone é compatível com APPs. E é aí que a questão do Mavic Mini entra.

Até uns dois meses atrás o Mavic Mini não era compatível com nenhum APP, fora os da DJI, que fabrica ele.

Recentemente a DJI atualizou o SDK, que permite a integração dos drones dela com APPs de terceiros e incluiu o Mavic Mini no SDK.

Só que ela não liberou todas as funções do Mini para o SDK, só algumas, e o Acesso aos dados do GPS não foram incluídos. Ou seja, não teria como o APP controlar o voo do drone pelo GPS.

Apesar disso alguns programadores estão conseguindo acessar os dados do GPS do Mini de formas indiretas. Uma destas formas é utilizando a função Virtual Sticks do SDK.
(https://developer.dji.com/document/0e5d22b9-efcf-4fe5-8cf4-80d410f2b690#virtual-sticks)

E a partir destas técnicas dois APPs já estão conseguindo fazer isso e tem como usar estes APPs para fazer mapeamento automatizado com o Mini.

Um aviso rápido: A navegação do drone por estes métodos indiretos, pelo que pude perceber, não é tão confiável quanto o método tradicional. Ou seja, ter de controlar o voo do drone pelo método de Virtual Sticks pode ser um problema.

E se você for iniciante no mundo do mapeamento aéreo com drones eu quero que vc saiba que pessoalmente eu considero estes apps menos simples de usar e consequentemente menos seguros para os iniciantes que o Drondeploy, por exemplo.

Então se você for testar os APPs, faça isso por sua conta e risco! E lembre-se que se você danificar ou perder seu drone usando um APP que não sejam os da DJI você perde a garantia de fábrica.

Agora pessoal, mesmo eu não tendo um Mavic Mini aqui para testar, se você quiser um tutorial de como fazer mapeamento com estes dois APPs, deixa um comentário aí embaixo que eu posso fazer o tutorial usando o meu Mavic Air. Assim ao menos você vai poder ver os passos que precisa executar para dar certo, ok?
Então se você quiser um tutorial me avisa aí nos comentários.

Bem, mas vamos aos APPs para o pessoal que gosta de se arriscar mais….

Estes dois APPs que você pode usar para automatizar o mapeamento, um deles não foi feito para mapeamento, o Litchi e o outro, que tem funções específicas para mapeamento ainda é um APP pouco usado ao menos aqui no Brasil. Eu mesmo nunca usei estes aplicativos para esta finalidade.

O primeiro é o Litchi

No caso a versão compatível com o Mavic Mini ainda é a Beta (versão de teste) que você pode conseguir neste endereço: https://flylitchi.com/beta

Cuidado: Embora o Litchi seja um APP bem tradicional no mundo dos drones, tem gente que executou a missão e o drone nunca mais voltou.

Então teste com cuidado! E nunca desligue as funções de retorno automático do drone, seja por baixa carga de bateria seja por falta de sinal de rádio, ok?!

Como eu disse antes, este APP não foi projetado para mapeamento. O que algumas pessoas fazem é criar voos do tipo Waypoint e simular o voo que seria feito com um APP para mapeamento. Não é tão simples de fazer, é mais trabalhoso, mas é possível.

O segundo APP é o Dronelink (https://www.dronelink.com)

  • Eu ainda não testei este APP, mas irei testar e publicar os resultados aqui;
  • Parece bem mais complicado de usar que o Dronedeploy, por exemplo;
  • Se você for testar, recomendo que use com muito cuidado;
  • Existe o risco de colidir ou perder seu drone, então teste com cuidado.

Minhas recomendações:

Se você for iniciante em mapeamento sempre prefira o Dronedeploy. Tente outros aplicativos apenas se seu drone não for compatível com ele.

Se você quer comprar um drone para fazer mapeamentos automatizados eu ainda não recomendo o Mavic Mini. Recomendaria outro modelo de drone se esta for seu interesse principal. Ao menos por enquanto.

Se você já tem um Mini e quiser testar os APPs:

  • Faça da forma mais segura e conservadora que puder, até ter segurança e experiência com os apps;
  • Não confie na estimativa de tempo de voo fornecida pelo APP (tem gente que já se lascou com isso);
  • Nas primeiras missões recomendo que você programe missões bobinhas mesmo, para rodar dentro de algum campo de futebol, ou coisas assim, de forma que o drone esteja o tempo todo bem visível pra vc;
  • Eu vi gente que na primeira missão mandou o drone voar 10km só porque em teoria daria tempo do drone ir e voltar. Não faça isso!!!
  • Eu acredito que em alguns meses a gente vai ter mais vídeos na internet de pessoas que testaram e também outros APPs devem começar a incluir o Mini, o que vai facilitar a escolha de um APP.

Se vc for uma pessoa mais conservadora e não gosta muito de correr riscos eu recomendo que todo mês dê uma olhada na página de compatibilidades de drones do Drondeploy e espere até o Mini entrar para lista de drones compatíveis.
O link é este aqui: https://support.dronedeploy.com/docs/recommended-and-supported-drones

Espero que este tenha te ajudado.

Se quiser aprender mais sobre mapeamento com drones vc pode baixar algum dos meus ebooks.

E para aprender a mapear de forma bem segura e tranquila com seu Mavic Mini eu vou deixar o link para o meu vídeo sobre mapeamento manual com drone, que eu chamo de mapeamento RAIZ.

É uma forma bem segura para você começar a mapear com seu drone: https://youtu.be/TPbmrYGW6UY

Não deixe de entrar em contato comigo nas redes sociais e de se inscrever em meu canal no YouTube, onde posto vídeos sobre o uso de drones para profissionais.

@ProfRafaelCalderon

Tranquilo?! Grande abraço e até a próxima!

 

#ProfRafaelCalderon

#DJIMavicMini

#MavicMini

#MapeamentoRaiz

Tags: |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.