fbpx

Como fazer Mapeamento Aéreo com DJI Mavic Air 2

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Como fazer Mapeamento Aéreo com DJI Mavic Air 2

Se você pretende comprar um DJI Mavic Air 2 para fazer mapeamento aéreo, não deixe de ver o vídeo no meu Canal no YouTube onde discuto esta questão.

Vídeo: “Como fazer Mapeamento Aéreo com DJI Mavic Air 2

É que para que aplicativos de automatização de voo para mapeamento possam ser compatíveis com drones da DJI é necessário que a empresa (DJI) torne estes drones compatíveis com seu SDK (kit de desenvolvimento de software).

E mais ainda! Eles precisam adicionar certas funções à esta compatibilidade para que seja possível ao APP controlar o voo do drone baseado nas coordenadas fornecidas pelo GPS do drone durante o voo.

Acontece que nem sempre a DJI libera todas as funções necessárias para isso. Um exemplo é o que está acontecendo com o DJI Mavic Mini.

A DJI após muitos meses sendo cobrada pela comunidade de desenvolvedores e consumidores, liberou uma nova versão de seu SDK, que é compatível com o Mavic Mini, contudo esta compatibilidade inclui apenas algumas funções do drone, e não inclui acesso aos dados do GPS do drone.

Sendo assim, APPs de terceiros podem ser compatíveis agora com o Mavic Mini, mas continua sendo um drone sem capacidade de mapeamento automatizado nos aplicativos mais tradicionais.

Digo isso pois nas últimas semanas (setembro de 2020) encontrei dois desenvolvedores que, ao que parece, conseguiram burlar esta dificuldade imposta pela DJI.

O primeiro foi o Litchi, que está disponibilizando uma versão BETA de seu APP, já bastante tradicional (embora não seja focado em mapeamento) que em princípio pode ser utilizado para realizar mapeamentos automatizados com o Mavic Mini (https://flylitchi.com/beta).

Se funcionar mesmo, então existe esperança para o mapeamento automatizado com o Mavic Air 2 mesmo que a DJI não disponibilize esta função nas próximas versões de seu SDK.

Na verdade a comunidade de desenvolvedores tem explorado formas indiretas de tornar possível a navegação automatizada deste drone (Mavic Mini) mesmo sem acessar diretamente os dados do GPS do drone, mas ainda estão sendo feitos testes.

O segundo APP que divulgou uma solução, mas no caso ainda para o Mavic Mini é a Dronelink (https://www.dronelink.com/).

Se for verdade, mesmo sendo APPs pagos, será um investimento muito menor que trocar de drone.

No caso específico do DJI Mavic Air 2, o SDK atual (25/09/2020) ainda não é compatível com ele.

Assim que for compatibilizado pela DJI é que nós (e toda a comunidade) iremos descobrir se será ou não possível realizar mapeamentos automatizados com este drone.

E embora como eu mostrei, já existam desenvolvedoras (Litchi e Dronelink) que parecem ter descoberto como superar a limitação imposta no SDK da DJI, estes APPs não são focados em mapeamento aéreo, embora seja possível realizar mapeamentos automatizados com eles.

Mas aí vai ser mais uma questão de estudar e praticar as funções destes APPs para se fazer os mapeamentos automatizados.

Mas não fique triste caso você já tenha comprado seu DJI Mavic Air 2 e queira usar ele para mapeamentos.

Existe um método para se realizar mapeamentos com drones sem a utilização destes APPs.

Antigamente estas facilidades não existiam e mesmo assim se faziam os mapeamentos…então é só aplicar as técnicas anteriores. Eu chamo isso de “Mapeamento Raiz”.

E melhor! Tenho um vídeo em meu Canal no YouTube onde mostro passo a passo como você pode fazer ainda hoje um mapeamento com seu drones mesmo que ele ainda não seja compatível com nenhum APP para mapeamento, como o DroneDeploy.

Vídeo: “Mapeando com drone sem usar APP (Mapeamento RAIZ)”.

O link para o vídeo é este: https://youtu.be/TPbmrYGW6UY

Bem, mas se o seu objetivo for fazer mapeamentos com seu drone, até que esta questão esteja resolvida eu NÃO aconselho você a comprar um DJI Mavic Air 2.

Espero ter te ajudado com estas informações.

Não deixe de se inscrever em meu canal no YouTube e me seguir nas redes sociais.

Para entrar em contato comigo use o instagram @ProfRafaelCalderon

Grande abraço!

Tags: | | | | |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.